Foi um momento muito importante de troca de experiências e interação entre os cursistas. Foram produzidos textos de diferentes gêneros, houve discussões e reflexões sobre a temática abordada.
Está sendo muito gratificante todas as oficinas com a participação e entusiasmo de todos os cursistas! =)
"Ler é amarrar-se a outras circunstâncias e fraternizar-se com ela. Ler é tomar fôlego, face aos mistérios e enigmas que configuram o direito à vida. Ler é resignar-se diante da democracia do tempo que corre sempre. Ler é descobrir-se na experiência do outro. E, muito mais, ler é experimentar os deslimites da liberdade e equilibrar-se no mundo, tomando como alicerce as sutililezas das divergências. Ler é o preço que pagamos por sermos alfabetizados.Ter em mãos o livro literário é defrontar-se com o desequilíbrio. É bom que assim seja. Capaz de inaugurar reflexões a literatura nos estimula a buscar outros prumos, a perseguir outras ilusões, a nos dobrarmos sobre nossos limites, e descobrir a fragilidade como sendo a nossa condição possível. É certificar-se de que são muitos os significantes. Ter em mãos um livro é inscrever-se nas orações que configura o texto literário. Ler povoar o silêncio, é reconhecer-se como um ser propício a solidão, que procura encontros, coesões, laços."
Trecho do texto apresentado no Seminário Políticas de Incentivo à leitura em Abril de 2009.
Sou Ivonete Souza S. Oliveira, mas prefiro ser chamada por Nete,sou casada e tenho duas filhas a Raiana e a Rafaella.
A minha formação (ensino médio) foi o magistério,conclui em 1985 no CSA em Nanuque; em 1997 conclui o curso de Letras na FENORD em Teófilo Otoni MG. Em 2004 fiz Pós Graduação na FIRJ na área de Língua Portuguesa; fiz também Pós em Docência do Ensino Superior pela FINON.
Estou no magistério há aproximadamente 22 anos. Atualmente trabalho na Escola Municipal Américo Machado em Nanuque e na Escola Municipal Aristides Rocha em Taquarinha, município de Mucuri BA. Na primeira trabalho há 12 anos e na segunda há 10. Leciono nos oitavos e nonos anos das referidas escolas. No momento estou afastada das minhas funções em uma das escolas para me dedicar ao Gestar. O curso de Letras deu-me embasamento teórico para trabalhar na área de linguagem. Com o curso Gestar espero encontrar mais subsídios para aperfeiçoar a minha prática no processo ensino-aprendizagem; abrindo mais perspectivas de saberes bem como enriquecimento e satisfação no profissional e pessoal, pois é muito instigante estarmos sempre aprimorando os nossos saberes e práticas.