segunda-feira, 20 de julho de 2009

5ª OFICINA: ESTILÍSTICA E COERÊNCIA TEXTUAL




O objetivo foi compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo de estilística. Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e a palavra. Caracterizar a coerência na inter-relação entre textos verbais e não verbais.

Sempre o primeiro momento da Oficina fica reservado para o relato das atividades trabalhadas com os alunos. Os relatos foram bastante interessantes, pois o tema "Festa Junina" é bem conhecido e festejado em nossa região; os cursistas elaboraram um projeto com o tema e concluíram com as comidas típicas.


Para introduzir o assunto estilo levei para os cursistas várias imagens de temas variados (decoração, arte, moda, etc) e eles fizeram a leitura das imagens expressando o que cada imagem transmitia até chegar ao conceito de estilo. Em seguida, cantamos e analisamos os poemas: Tempos Modernos (Lulu Santos) e Tempo de Amor (Vinícius de Moraes), enfatizando o estilo de cada autor sobre o tema abordado.

Foi feita a análise literária do poema "Os Sinos" de Manuel Bandeira, analisando aspectos formais e os processos linguisticos presentes no mesmo. Verificamos a importância da istilística para a compreensão do poema. A análise permitiu observar a presença da aliteração e da onomatopéia - recurso que permite o estudo dos ritmos e sonorização esteriorizados através da linguagem de dados emotivos e estéticos.


Analisamos textos publicitários estruturados essencialmente em cima da metáfora e da metonímia e o poema "Soneto de Separação" de Vinícius de Moraes.

Todos os cursistas gostaram bastante da Oficina pois houve troca de informações e aprendizado sobre os temas abordados.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

4ª OFICINA: LEITURA, ESCRITA E CULTURA (LETRAMENTO)





Objetivo: Refletir sobre as práticas com textos orais e escritos.

Como sempre começamos as Oficinas, deixando o espaço para que os cursistas exponham suas experiências vivenciadas em sala de aula com os alunos.
Em seguida, houve a fudamentação teórica - Oralidade e Escrita. Usando recursos em PowerPoint. Foram desenvolvidas dinâmicas com objetivo de explorar a oralidade e as sequências tipológicas.

1ª Dinâmica: Poemas encaixados.
Coloquei vários poemas em uma caixa de autores como: Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Fernando Pessoa, com a brincadeira Batata Quente (com música), onde parasse a música a pessoa que ficou com a caixa na mão teria que ler o poema.

2ª Dinâmica: Adivinhas de Portugûes

Aproveitando o mês junino o ambiente foi decorado a caráter com comidinhas típicas. Coloquei em uma cesta vários pirulitos com adivinhas amarrados neles, cada pessoa passava o chapéu para um dos presentes e esse teria que tirar um pirulito e ler a adivinha, quem acertasse seria o próximo e assim sucessivamente.



Abraços a todos!!!

4ª OFICINA: LEITURA, ESCRITA E CULTURA (LETRAMENTO)

3ª OFICINA: TIPOS TEXTUAIS

Júri simulado

Momento de argumentação da defesa e da promotoria

Teve como objetivo caracterizar sequências tipológicas, descritivas, narrativas, expositivas como dois aspectos do tipo dissertativo. Primeiro momento da Oficina ficou reservado para os cursistas relatarem suas experiências sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula; por sinal é um momento muito proveitoso de troca de experiências. Foi realizado o estudo do texto: Negrinha de Monteiro Lobato e em seguida, foi apresentado um júri simulado sobre o referido texto, onde se observou sequências tipológicas como: exposição do tema, descrição física e psicológica das personagens, argumentação em defesa e contra a ré. Foi um espaço bastante interessante de apredizado com gênero júri que poderá ser usado com textos mais atuais. Também falei das características do portfólio, sobre o questionário e os descritores que serão seguidos na elaboração do mesmo. Elaborei a dinâmica dos marcos profissionais. Termino cada Oficina com a avaliação e o lembrete do assunto do próximo encontro.

domingo, 24 de maio de 2009

2ª Oficina - Gêneros Textuais





Foi um momento muito importante de troca de experiências e interação entre os cursistas. Foram produzidos textos de diferentes gêneros, houve discussões e reflexões sobre a temática abordada.

Está sendo muito gratificante todas as oficinas com a participação e entusiasmo de todos os cursistas!
=)

1ª Oficina - Apresentação do Gestar II



Foi apresentado o material do Gestar aos cursistas explicitando a caracterização, modalidade e objetivos do curso.

Por Bartolomeu Campos de Queirós


"Ler é amarrar-se a outras circunstâncias e fraternizar-se com ela. Ler é tomar fôlego, face aos mistérios e enigmas que configuram o direito à vida. Ler é resignar-se diante da democracia do tempo que corre sempre. Ler é descobrir-se na experiência do outro. E, muito mais, ler é experimentar os deslimites da liberdade e equilibrar-se no mundo, tomando como alicerce as sutililezas das divergências. Ler é o preço que pagamos por sermos alfabetizados. Ter em mãos o livro literário é defrontar-se com o desequilíbrio. É bom que assim seja. Capaz de inaugurar reflexões a literatura nos estimula a buscar outros prumos, a perseguir outras ilusões, a nos dobrarmos sobre nossos limites, e descobrir a fragilidade como sendo a nossa condição possível. É certificar-se de que são muitos os significantes. Ter em mãos um livro é inscrever-se nas orações que configura o texto literário. Ler povoar o silêncio, é reconhecer-se como um ser propício a solidão, que procura encontros, coesões, laços."

Trecho do texto apresentado no Seminário Políticas de Incentivo à leitura em Abril de 2009.